quarta-feira, 10 de julho de 2013

MOTIVAÇÃO PESSOAL



Por que razão resolvi  candidatar-me à frequência do Curso de Mestrado em Estudos do Património da Universidade Aberta?

Tendo-me licenciado em História na Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa,  fui professor efectivo de História no 2º Ciclo do Ensino Público entre 1971 e 2008, ano em que me aposentei. Sempre entendi que o meu papel social não se esgotava na sala de aulas e deveria estender-se à prática de uma cidadania activa. Na Escola exerci todos os cargos de gestão e coordenação; na cidade onde vivo fui autarca (dois mandatos na Assembleia Municipal); participei e continuo a participar como dirigente no associativismo cultural: Cine-Clube de Torres Vedras, Cooperativa de Comunicação e Cultura de Torres Vedras, Associação para a Universidade da Terceira Idade de Torres Vedras e Associação para a Defesa e Divulgação do Património Cultural de Torres Vedras (ADDPCTV) – onde actualmente exerço o cargo de Presidente da Direcção. Além disso colaboro regularmente na imprensa regional com textos ligados às questões de carácter cultural.

A Associação do Património (ADDPCTV) tem sido, sobretudo desde que me aposentei, a casa onde mais gosto de estar e onde me sinto mais útil. É uma associação com 34 anos de existência, e em actividade ininterrupta, o que já vai sendo uma raridade nas colectividades do mesmo género. Com três outras colectividades torrienses constituiu, há dez anos, o FORUM DAS ASSOCIAÇÕES CULTURAIS DE TORRES VEDRAS, entidade que, com a parceria da Câmara Municipal e a partir de verbas do QREN, se lançou na construção de um edifício/sede no Centro Histórico da cidade, o qual vai ser inaugurado ainda este ano.

Trata-se, pois, de uma nova fase na vida da ADDPCTV, mais exigente, pela maior visibilidade e pelas expectativas da população. Ultrapassou a fase pioneira da denúncia da indiferença e desleixo quanto ao Património ou dos atentados urbanísticos. Dela se espera agora uma intervenção mais qualificada e a prestação de mais diversificados serviços, correspondendo, aliás, aos desafios da Lei de Bases do Património Cultural (Lei nº 107/2001).

Com efeito, - falo agora como candidato ao Mestrado na área dos Estudos do Património – considero essa lei um instrumento de grande valia para a abordagem das questões do Património e um ponto de referência essencial para a minha própria formação. O conteúdo do seu articulado é um manancial de conceitos e orientações que estou longe de dominar e me desafiam ao seu estudo e aprofundamento.

Foi na elaboração do Plano de Actividades para esta nova fase da vida da nossa Associação que me consciencializei da necessidade de adquirir e aprofundar  conhecimentos na área do Património Cultural. Tal como a ADDPCTV, também eu deverei aceder a uma nova fase, estudando, sistematizando, comparando, concluindo. E que isso se faça sob a orientação de professores qualificados, seguindo um plano de estudos e, se possível, elaborando um trabalho final que contribua para o enriquecimento da comunidade em que vivo.

Mais especificamente, tenho como objectivos da minha formação:

·           > Conhecer os conceitos teóricos básicos para a compreensão do Património Cultural na História da humanidade

·      > Estudar a legislação relativa ao Património em articulação com as convenções nacionais e internacionais sobre o mesmo

·      > Reconhecer e valorizar o Património como elemento gerador de identidades, heranças e espaços de memória

·      > Adquirir instrumentos de análise que permitam elaborar pareceres e fazer propostas bem fundamentadas nas questões de gestão, conservação e divulgação do Património Cultural

·           >   Aprofundar conhecimentos de História da Arte e Arqueologia

·     > Conhecer e utilizar métodos de recolha e tratamento de dados relativos à memória do Património Cultural material e imaterial

·           >   Conhecer e comparar estratégias, meios e processos de divulgação dos bens patrimoniais



Em resumo, pretendo aperfeiçoar a minha intervenção como agente mais competente de cidadania activa no âmbito da defesa, preservação e divulgação do Património Cultural e Natural da cidade, da região e do país em que vivo. E, cotejando a minha pretensão com a oferta de formação constante do plano de estudos do Mestrado em Estudos do Património da Universidade Aberta, decidi candidatar-me à sua frequência.