sexta-feira, 19 de maio de 2017

IMAGENS DE HOJE, RECORDAÇÕES DE AMANHÃ, PROJECTOS DE FUTURO





Foi este o trabalho apresentado para conclusão do Mestrado em Estudos do Património.  O Júri encorajou vivamente a hipótese da sua publicação em livro. Espero que tal aconteça e que as circunstâncias necessárias se concretizem. 
Até lá, ficará disponível no repositório da Universidade Aberta, como é de uso no meio académico.

Na primeira página escrevi:


AGRADECIMENTOS

«A elaboração deste trabalho contou com o apoio e disponibilidade de considerável número de pessoas. A todos manifesto o meu reconhecimento e gratidão.

Desde logo, a quem gere as fontes documentais, nomeadamente a Câmara Municipal de Torres Vedras, na pessoa da sua vereadora Dr.ª Ana Umbelino, toda a equipa do Museu Municipal Leonel Trindade e os funcionários do Arquivo Municipal bem como da Biblioteca Municipal de Torres Vedras.
Igualmente à União Sindical de Torres Vedras.
Aos antigos trabalhadores da Casa Hipólito que se prontificaram a dar testemunho oral das suas memórias, agradeço a total disponibilidade demonstrada. Nomeadamente ao Luís Fortes e Armando Firmo pelas informações e documentação facultada, assim como à Arminda Pacheco pela entrega do espólio de seu marido, já falecido.

Aos familiares do Comendador Hipólito que me facultaram informações e fotografias, com destaque para Ana Maria Hipólito Carreira e Luísa Hipólito. Menção especial para António Bentick Coelho, pelo acervo fotográfico que connosco partilhou.

É de toda a justiça realçar a realização técnica das vídeo-gravações que foi garantida pelo nosso conterrâneo e amigo, Joaquim Jordão Pereira, membro dos Corpos Gerentes da Associação para a Defesa e Divulgação do Património Cultural de Torres Vedras e director da Torres Vedras TV, um canal de televisão local. Trabalho pro bono, fruto de grande sensibilidade patrimonialista e elevado sentido cívico e cultural. Para ele a minha gratidão.

À minha mulher Manuela Catarino, o meu infinito reconhecimento pelo apoio e incentivo permanentes, a valiosa colaboração em vários momentos da investigação e a revisão minuciosa da escrita. Ela foi, verdadeiramente, a alma mater deste trabalho.


Ao Professor Dr. Paulo Oliveira Ramos, meu orientador académico, agradeço a confiança que desde o início depositou em mim, aconselhando-me quando necessário e transformando o convívio profissional em amizade e estima.»
(Texto inicial do trabalho)

.......................................................................................................................................

ALGUMAS IMAGENS DA DEFESA DA DISSERTAÇÃO 
 SALÃO NOBRE DA UNIVERSIDADE ABERTA - 17 MAIO 2017



Júri (da esq. para a dir.): Prof. Dr. José Mª Amado Mendes, Prof. Dr.João Luís Cardoso e Prof. Dr. Paulo Oliveira Ramos






O meu profundo reconhecimento e gratidão aos meus familiares e amigos que puderam partilhar comigo estes momentos de evocação de memórias. 
Igualmente ao Júri, pela simpatia e alto profissionalismo evidenciados em todo o processo; e também à Universidade Aberta, onde me senti sempre em território amigo. 
Esta etapa chegou ao fim. 
Outra virá, na sequência desta: não de cariz académico mas sim como concretização dos projectos sugeridos na parte final deste trabalho sobre a CASA HIPÓLITO.

A preservação da memória daquela que foi a maior empresa de Torres Vedras é a tarefa a que meti ombros e quero levar a bom porto. Há ainda muitos depoimentos orais a gravar. Há o Fundo Casa Hipólito, no Museu Municipal, que necessita de ser inventariado em moldes mais eficientes. Há a necessidade de criação de um espaço museológico dedicado às memórias do trabalho no nosso concelho - o que supõe a realização de um inventário das empresas industriais que  aqui existiram.
É um trabalho que não serei capaz de fazer sozinho, terei de encontrar uma equipa que queira colaborar. 
Com persistência, lá chegaremos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário