sábado, 6 de setembro de 2014

MUSEUS E PRIMEIRA REPÚBLICA



A designação deste tópico, aponta para o cerne da questão quando reflectimos sobre a evolução da museologia portuguesa no século XX. Trata-se, fundamentalmente, da criação de Museus de âmbito nacional em paralelo com outros de âmbito regional.

Entrada a República, os responsáveis mais sensibilizados pela área cultural – caso deTeófilo Braga ou de José Relvas – lançaram uma política de realizações com as seguites directivas:

  Ø  descentralização, com a divisão do território nacional em três regiões – Norte, Centro e Sul – com sede no Porto, Coimbra e Lisboa, em cada uma das quais existiria um Conselho de Arte e Arqueologia;
  Ø  Papel complementar dos Museus na acção educativa;
  Ø  Museus como expoentes vivos de uma “cultura portuguesa”;
  Ø  Criação de grandes Museus Nacionais, numa perspectiva visionária que se revelou ajustada – pois eles prevaleceram até hoje: em Lisboa, o Museu Nacional de Arte Antiga, para além  de outros como o dos Coches, Arte Contemporânea e Etnológico; no Porto o Museu Soares dos Reis; e em Coimbra, o Machado de Castro;
  Ø  Criação de Museus Regionais, num total de 13, entre 1912 e 1924.

Esta política foi delineada por legislação apropriada que apontava directrizes nacionais e delimitava campos de acção e áreas de responsabilidade, caso paradigmático do célebre Decreto nº 1 de 26 de Maio de 1911. Contudo, este só pode ser entendido em articulação com outros diplomas de grande importância para a questão dos bens culturais: o que estabeleceu a separação do Estado e das Igrejas; e o que regulou as expropriações por utilidade pública e urgente.[1]
Por isso, Paulo Oliveira Ramos elege a regionalização e a acção legisladora como os dois aspectos fundamentais da política museológica da 1ª República.[2]


Joaquim Moedas Duarte


[1] Cf. Iniciação à Museologia, coord. de Maria Breatriz Rocha-Trindade, Universidade Aberta, 1993, p.46.
[2] Idem, p. 48.

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