segunda-feira, 25 de novembro de 2013

NÃO SEJAS CRENTE



Emblema 16 de Andrea Alciato. Ne credas. Edição de 1591, Leiden. Plantin.

Imagem na portada da Unidade Curricular METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO. Desde o início que ela me interroga e avisa: "Ne credas". Aquela mão com um olho tem o mesmo efeito que o olho que via pintado na proa de alguns barcos na Nazaré, era eu miúdo. Meu pai advertia-me: "É o olho de Deus, ele vê tudo o que fazemos. Os pescadores querem dizer a Deus que olhe por eles quando andam no mar..." E eu ficava temeroso , como Adão que quis furtar-se ao olhar de Deus,depois do pecado...Uma breve incursão pela net, em busca de Andreia Alciato, deu-me a chave: "Ne credas", isto é, não caias na crendice, não te deixes convencer facilmente, interroga, investiga. Não sejas presa fácil dos dogmas aparentes.Parece-me um conselho oportuno e pode ser adoptado como lema de conduta nesta actividade de estudante. Ver AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário