quarta-feira, 5 de março de 2014

AINDA O "ILUSIONISMO"



Entre Março e Maio do ano passado o Museu Nacional de Arte Antiga teve uma exposição com o título "Ilusionismos" dedicada ao pintor "quadraturista" Vincenzo Bacherelli. Quem foi este homem?
Artista florentino, esteve em Portugal entre 1701 e 1719, deixando um rasto duradouro do seu trabalho inovador, tanto nos discípulos que criou como nas obras que legou. Destas, podem referir-se um tecto no Palácio das Galveias, outro no Palácio de Alvor (Museu Nacional de Arte Antiga) e, sobretudo, o tecto da Portaria de São Vicente de Fora - todos em Lisboa; daqueles citam-se nomes como António Lobo e Luís Gonçalves Sena, entre outros.
Qual foi a grande inovação trazida por Baccherelli? Trata-se de pintura cenográfica, aplicada nos tectos, em que se cria a ilusão de estruturas arquitectónicas "obliquamente colocadas(...) simulando efeitos de rasgamento de espaço" (Vitor Serrão, História da Arte em Portugal, o Barroco, p. 250 e seg). 


Esta pintura em perspectiva ilusionista - a chamada "quadratura"- tem  na Sé de Santarém  um exemplo conhecido, da autoria de um pintor baquereliano, António Simões Ribeiro (Cf. RETÓRICA E PERSUASÃO NA ARTE BARROCA: O TETO DA IGREJA DO SEMINÁRIO JESUÍTICO EM SANTARÉM, Magno Mello).
Contudo, diga-se que os tectos em tromp l'oeil já existiam em Portugal. Veja-se o caso do da Igreja de S. Roque, da autoria de Francisco Venegas, um homem do maneirismo, e o da Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, em Beja, da autoria de António de Oliveira Bernardes.
A novidade de Bacharelli reside, pois, na introdução de elementos arquitectónicos na pintura dos tectos, uma habilidade que atingira grande perfeição em Florença nas últimas décadas de seiscentos e de que este pintor foi o divulgador em Lisboa.

Uma curiosidade interessante para mim, torriense: como refere V. Serrão (Op.cit.) é atribuída a V. Baccherelli a pintura retabulística da Igreja do Mosteiro do Varatojo, (aldeia do Varatojo, a cerca de 3km de T. Vedras), representando Nossa Senhora entregando o Menino Jesus a Santo António.


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