quarta-feira, 5 de março de 2014

CENOGRAFIA E BARROCO



Uma das características do gosto barroco é  a exuberância visual e o movimento. As imagens, pintadas ou esculpidas, são, por natureza, estáticas mas os artistas da época especializaram-se nas técnicas de lhes conferir movimento. As composições são regidas por linhas curvas, em jogos geométricos rigorosos, em pontos e contrapontos, linhas de fuga que quase chegam ao delírio formal. As expressões faciais, os gestos, a celebração do corpo desnudo, os contrastes claro-escuro, as cores violentas, - tudo isso arrasta o espectador para a contemplação imediata e a adesão indiscutível. 
Não se pense, porém, que estamos num mundo comandado pelo irracional. Estes artifícios artísticos baseiam-se em estudos rigorosos - daí a proliferação de tratados artísticos - numa época que deu grande importância às descobertas científicas. Esta arte está, racionalmente,  ao serviço do Poder, é alimentada pelo mecenato senhorial - rei, grande aristocracia e alto clero - e exerce o seu domínio através do fascínio dos efeitos sobre os sentidos. A hierarquia imposta a esta sociedade ancien régime apoia-se no vértice da pirâmide - o lugar onde está Deus - esse lugar indiscutível a partir do qual todos os poderes terrenos se justificam. É o grande teatro do mundo!
cenografia é, afinal, o pano de fundo deste espectáculo, o lugar visualmente organizado para dar coerência aos elementos que o compõem.



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