terça-feira, 31 de dezembro de 2013

A IMPORTÂNCIA DA INVENTARIAÇÃO DE BENS PATRIMONIAIS





Quando nos debruçamos sobre as questões de salvaguarda do Património edificado ou móvel as categorias de registo em presença são a inventariação e a classificação. Por natureza a classificação é um acto excepcional que recai sobre espécimes que congregam em si os critérios exigentes consignados pela lei. Por essa razão, a inventariação é o instrumento mais importante para o controlo daqueles Patrimónios. Desde logo porque diz respeito à gestão corrente, garantindo o conhecimento e o registo padronizado das peças. Por isso, as entidades responsáveis pela gestão daqueles bens devem garantir a actualização permanente dos registos de inventariação bem como a sua divulgação junto dos agentes que intervêm nas respectivas áreas de localização.

Não por acaso os velhos patrimonialistas do séc XIX erigiram a necessidade de inventariação dos bens como primeiro e decisivo passo para a defesa do Património.
Quer dizer: se a classificação significa a elevação a um determinado patamar, com a consequente e proporcional projecção social, económica, cultural e, até, turística, a inventariação significa a garantia de uma espécie de contabilidade corrente, útil para os estudiosos, necessária para os planificadores e educativa para as comunidades a que pertencem.


A exigência de salvaguarda e conservação não se restringe aos bens classificados, ela deve estar presente também nos bens inventariados. Uma área em que tal se torna decisivo é a das Cartas Arqueológicas, inventariação pormenorizada dos sítios e jazidas, o que as torna imprescindíveis a uma correcta gestão dos solos agrícolas e urbanizáveis. Infelizmente, muitos municípios ainda não contam com este importante recurso de planeamento.

(Foto: J. Moedas Duarte / Castelo de Torres Vedras)

Nenhum comentário:

Postar um comentário