segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

DA CRÍTICA FEROZ À PROPOSTA CONSTRUTIVA

OS NOSSO AUTORES OITOCENTISTAS E O PATRIMÓNIO CULTURAL
por J. Moedas Duarte - Domingo, 3 Novembro 2013, 01:16



DA CRÍTICA FEROZ À PROPOSTA CONSTRUTIVA

Sobre Garrett e Herculano sublinho que poucos como eles contribuíram tanto para a derrota definitiva do Antigo Regime Absolutista. Combateram de armas na mão, sofreram o exílio, arriscaram tudo. Mas ninguém, como eles, criticou tanto o novo Regime Liberal. Não por ser liberal mas por não ter sabido incorporar a genuína tradição da cultura popular e não ter recuperado as instituições medievais que poderiam garantir a descentralização política – nomeadamente o municipalismo. Daí a crítica feroz aos “barões” (A. Garrett, Viagens na minha terra, cap. XIII) ou aos “netos de Átila”(A. Herculano, “ Monumentos Pátrios”, Opúsculos, vol. II)


Contudo, não se ficaram pela crítica. Garrett colige o Romanceiro, - recolha de narrativas e versos da tradição popular – e propõe a renovação do teatro escrevendo peças em que exalta as virtudes do amor pátrio, da independência e da liberdade. Herculano, ligado à Academia Portuguesa de História, percorre o Centro e Norte do país e salva milhares de documentos, dispersos e mal conservados nos arquivos de conventos, Sés e cartórios eclesiásticos, trá-los para a Torre do Tombo e empreende a sua publicação na obra Portugaliae Monumenta Histórica. (cf. Maria Helena da Cruz Coelho, “Alexandre Herculano: a história, os documentos e os arquivos no século XIX”, Revista Portuguesa de História – t. XLII (2011) – pp. 61-84 [ consultado em 03-11-2013], disponível emhttp://www.uc.pt/chsc/recursos/mhcc/mhcc_rph42.pdf )
Em acções concretas, estes homens defenderam perante os seus contemporâneos e os vindouros um programa de educação do povo, num  «apelo às origens, buscando a “alma nacional” nos costumes, na cultura popular, nos monumentos, na história» (Maria Helena da C. Coelho, idem). No seu elevado sentido cívico, foram críticos, sim; mas agiram para a construção prática da nova sociedade em que acreditavam, defendendo e valorizando o seu património cultural.
 Saudações a todos

J Moedas Duarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário