terça-feira, 31 de dezembro de 2013

TORRES AO CENTRO - UM EXEMPLO DE RECUPERAÇÃO DO CENTRO HISTÓRICO

Se me permitem, entro aqui para referir um projecto que se desenvolve no âmbito do que temos denominado “reutilização” e que conheço bem por dois motivos: decorre em Torres Vedras e envolve uma associação de cujos corpos gerentes faço parte (Associação para a Defesa e Divulgação do Património Cultural de Torres Vedras).


Trata-se do projecto FORUM CULTURAL que se destina à reconstrução de um edifício da zona histórica para sede de várias associações, o qual se insere no programa mais vasto intitulado TORRES AO CENTRO.

A visita ao sítio de que deixo a ligação poderá esclarecer melhor do que se trata:

Em meu entender – embora seja parte interessada – esta é uma iniciativa importante e, de certo modo, exemplar, do modo como se pode dar mais vida a um Centro Histórico social e urbanisticamente decadente. Tem aspectos negativos, é verdade. Destaco a prevalência demasiada à dinamização cultural, em detrimento dos Serviços, que abandonaram o Centro Histórico em busca de instalações modernas, sem curar de modernizar espaços no próprio CH, como seria desejável. Igualmente, foi descurada a recuperação para habitação, não acautelando o necessário rejuvenescimento da população residente.

Reutilizar os velhos edifícios é uma forma de os preservar, quer como habitação quer como SERVIÇOS. Neste caso os serviços culturais marcam o espaço mas, sem a complementaridade de outros de âmbito diferente, corre-se o risco de circunscrever ou demarcar demasiado os tipos de utilização.


Sendo uma iniciativa positiva, sabemos bem que os próximos anos, com a abertura e o funcionamento destes espaços, serão determinantes para perceber qual a verdadeira dimensão do programa Torres ao Centro

Nenhum comentário:

Postar um comentário